Depois de um longo e tenebroso inverno ... rs
Resolvi voltar a cozinhar, nada de cotidiano, pois isso não tem novidade.
Resolvi testar uma receita.
Carnaval é comum, para quem não sai a rua e come e bebe fora o dia todo, fazer alguns "petiscos" para beliscar enquanto assiste a filmes ou mesmo ao desfile das escolas de samba pela tv. Foi o meu caso este ano.
Busquei na internet, comprei os ingredientes e me aventurei no mundo gastronômico, tava até com saudades disso (kkkk).
Fiz o que aqui no Rio chamamos de Pizza Branca que nada mais é que a massa da pizza só que muito mais fininha (diria finíssima!) e sem os recheios das tradicionais napolitanas.
Muito usada como entrada em restaurantes finos e que cai bem com qualquer "pastinha". Segue a receita com seu passo-a-passo.
Ingredientes:
30 gramas de fermento biológico;
1 xícara de água morna (morna não é quente!);
400 gramas de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
Sal, alecrim e azeite a gosto.
Modo de fazer:
Numa vasilha despeje a farinha de trigo.
Junte a xícara de água, o fermento e o açúcar misturando-os bem.
Despeje este líquido na vasilha com a farinha de trigo e comece a sovar (misturar com as mãos). Acrescente farinha de trigo até a massa ficar homogênea e soltar das mãos. No meu caso acabei usando num total 500 grs de farinha.
Acrescente sal a gosto e alecrim, que também pode ser substituído por qualquer erva de sua preferência.
Leve a vasilha devidamente coberta com um pano úmido (para não ressecar) para a geladeira por 30 minutos para que a massa cresça e dobre de tamanho.
Divida a massa em pequenas porções (neste caso deu pra fazer 3 porções) e abra-as numa superfície enfarinhada com o auxílio de um abridor de massa (ou como eu o apelidei, rolo de dar porrada em marido kkkk).
Depois de esticar a massa de forma que fique com uma espessura bem fininha, coloque-a numa forma de pizza untada com azeite e leve ao forno médio (180 graus) por cerca de vinte minutos.
Detalhe, faça furos com um garfo por cima da massa, regue-a com azeite por cima também e depois de mais ou menos 10 min (ou até começar a dourar) retire do forno e vire a massa para que asse bem dos dois lados.
Tudo pronto é só cortar a massa com auxilio de um cortador de pizza. Sirva-a quente ou fria, tanto faz, acompanhada de uma pastinha de sua preferência. A minha foi de grão de bico, mas isso fica pra outra receita.
Espero que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário