segunda-feira, 30 de julho de 2012

Frase do dia - 30/07/12

A frase de hoje é um belo poema de Mario Quintana

QUEM SABE UM DIA!

"Quem sabe um dia 
Quem sabe um seremos
Quem sabe um viveremos
Quem sabe um morreremos!

Quem é que
Quem é macho
Quem é fêmea
Quem é humano, apenas!

Sabe amar
Sabe de mim e de si
Sabe de nós
Sabe ser um!

Um dia
Um mês
Um ano
Uma vida!


Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois."



domingo, 29 de julho de 2012

7º Capítulo - Duas vidas numa mesma estória


- Ai Seu Osvaldo!
- Por favor minha filha me ajude. Já te mostrei o quanto você é parecida com a Virgínia. Tem que ter alguma explicação ...
- Mas Seu Osvaldo! Eu sei que não sou sua filha. Eu tenho certeza disso. Enfatizei.
- O que você tem a perder além de alguns minutos da sua vida e um tiquinho de sangue? Por favor ...
Fiquei ali naquele dilema. Por um lado era uma situação muito doida. Eu e aquele homem, que tinha acabado de conhecer. Ele ... vindo com uma carga histórica muito triste, me pedindo pra comprovar o que para mim era mais do que óbvio. Eu não era a filha dele. O filho que ele não conseguiu sequer ver nascer quanto mais enterrar. Já tinha ouvido falar que as pessoas que perdem entes queridos e que por algum motivo não podem ver o corpo e muito menos enterra-lo tem a sensação de que essa pessoa não morreu. Mas daí a ser a filha dele era algo impensado para mim. Por outro lado, sem ter como explicar como, algo dentro de mim queria acreditar nessa possibilidade. Depois de alguns minutos ali pensando nessa situação resolvi seguir minha intuição.
- Tá certo Seu Osvaldo. Realmente eu não tenho nada a perder mas fico preocupada com o senhor. Pois eu tenho a certeza do resultado desse exame e o senhor? Será que não está só se iludindo por conta de uma semelhança física entre eu e a sua Virgínia?
- Minha filha acredite, já passei por tantas situações nessa vida. Que já estou cascudo. Você só estará fazendo um favor pra mim, me tirando essa dúvida que sei perfeitamente que irá me atormentar enquanto não esclarece-la.
- Então como faremos?
- Então ... o laboratório abre às 8 da manhã. Você pode ir amanhã? Podemos nos encontrar aqui mesmo e daqui seguir direto pro laboratório.
- Eu preciso estar em jejum?
- Não, não. Não é necessário nenhum preparo específico. Nós iremos lá, eu pago tudo, fazemos a coleta e a moça explica direitinho como sai o resultado. Você tem que ir somente com uma identidade sua.
- Tá certo! Eu vou, podemos nos encontrar aqui sim, é melhor mesmo. Pode ser às 8 da manhã mesmo?
- Pode sim, minha filha, nem sei como lhe agradecer. Pode parecer loucura. Eu um homem que você acaba de conhecer. Não sabe nada de mim. Mas saiba que você tá fazendo um bem enorme a um assunto que tanto me assombra.
Nos despedimos logo depois de tudo acertado, já era noite e eu preferi marcar ali mesmo na praia. Era melhor evitar qualquer tipo de intimidade com esse homem. Mesmo ele parecendo ser uma pessoa honesta eu tinha que me precaver. Existem doidos de todos os tipos nesse mundo.
No dia seguinte logo cedo, tomei meu café e dei uma desculpa que iria dar uma volta na praia para poder arejar a mente. Segui para o local marcado para nos encontrarmos assim que cheguei no calçadão ele já estava lá, sentado no banco esfregando uma mão na outra tal qual no dia anterior. Nos cumprimentamos e seguimos para o laboratório, que como era próximo dali dava pra ir a pé mesmo. Chegando o laboratório fomos logo atendidos, a recepcionista muito prestativa explicou que como estavamos fazendo o exame por livre vontade alguns dos procedimentos de praxe não seriam necessários e que o resultado sairia em 15 dias e que nós dois receberíamos os resultados deste exame de forma separada.

Add caption

Frase do dia - 29/07/12

"Os erros não se nega, se assume.
A tristeza não se chora, se supera.
E o amor não se grita, se demonstra.
Seja forte para que nada te derrote.
Seja nobre para que nada te humilhe.
Seja humilde para que nada te ofenda.
E siga sendo você
Para que ninguém te esqueça."

sábado, 28 de julho de 2012

Frase do dia - 28/07/12

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si."

domingo, 22 de julho de 2012

6º Capítulo - Duas vidas numa mesma estória


Preferi não fazer mais perguntas e respeitar a dor daquele homem, ele agora chorava copiosamente. Depois de um certo tempo ele se acalmou e continuou a me contar mais sobre a MINHA ESTÓRIA.
- Foi muito difícil pra mim. Aquela notícia veio para como que acabar de vez com a minha própria vida. Virgínia era o meu amor. Sabe aquele amor pra vida toda? Quando você olha pra alguém e não tem a menor dúvida de que essa pessoa é uma parte de você? Então ... a Virgínia era a MINHA VIDA, e com a sua morte uma parte de mim também se foi. Não pude participar do velório muito menos me despedir dela no cemitério. Seus seguranças não me deixaram nem chegar perto do enterro. Tive que esperar todos irem embora para poder me despedir como ela merecia.
- Ver você ... aqui na praia ... idêntica a ela ... mexeu muito comigo. Por isso agi como agi naquele dia. Você me desculpa. Foi mais forte do que eu.
- Imagina! Eu agora compreendo perfeitamente bem. Não deve ter sido nada fácil pra você passar por tudo que passou e seguir em frente.
- Sim. Mas estive conversando com meu irmão e uma idéia me veio na cabeça. Uma idéia maluca, é verdade. Mas não posso e nem consigo descartar essa possibilidade... então pensei, não custa nada né! Vou perguntar pra ela. Vai que a vida tá me dando uma nova oportunidade de ser feliz.
Comecei a ficar preocupada. O que seria que ele tinha pensado? Seu olhar agora era de esperança, esperança em uma nova oportunidade de ser feliz. Então ele falou.
- Você Carol se importaria de fazer um teste de DNA? Veio-me uma idéia de que o Dr. Raul estivesse mentindo ...
- Lamento Seu Osvaldo, mas eu não tenho idade pra ser a sua Virgínia ...
- Não! Desculpe ... não foi isso que eu cogitei. Pra falar a verdade, também acho que essa é uma idéia muito louca. Só um louco pra fazer o que pode ter feito, mas Dr. Raul era  bastante arrogante pra planejar e executar um plano insano como esse.
- Não tô entendendo Seu Osvaldo. Pode ser mais claro?
- Eu pensei que você pudesse ser a minha filha. Que o Dr. Raul pudesse ter mentido e te escondido de mim, pois sabia que eu lutaria pelo meu filho.
- Mas o senhor não disse que o bebê que nasceu era um menino?
- Sim. Mas foi a informação que eu recebi. Quem me garante que era verdade? É um exame simples, eu já até andei pesquisando. Ontem depois que você foi embora voltei pro hotel e procurei saber. Existe um laboratório aqui perto ... nós podíamos combinar ... e ....
- Esse tipo de exame é caro Seu Osvaldo ...
- Dinheiro não é problema. Eu arco com tudo. Mas ... por favor. Se você não for minha filha você só estará me tirando um peso do coração.
- Seu Osvaldo! Eu não sou sua filha! Eu tenho certeza disso. Compreendo a sua aflição e sou solidária a sua dor mas não podemos nos enganar. Não existe a menor possibilidade disso ser verdade.
- Oh! Por favor Carol. Tire essa dúvida da minha mente. Faça esse teste comigo. Se ele realmente der negativo, como você acredita não estará fazendo mal nenhum a mim. Eu preciso tirar essa dúvida.
Fiquei lhe olhando por alguns instantes. Alguma coisa dizia pra fazer esse teste. Mas eu tinha certeza absoluta do resultado. 
Deveria dar uma falsa esperança pra esse homem tão sofredor? 
Dúvida ingrata.

Frase do dia - 22/07/2012

"Não adianta só virar a página, muitas vezes precisamos rasgá-la"

sábado, 21 de julho de 2012

Uma linda canção

Já comentei no facebook mas gostaria de deixar registrado aqui a lindíssima canção gravada por Victor & Leo em seu novo trabalho: AO VIVO EM FLORIPA (já a venda)

Quando você some
Queria que não fosse como é
Nem sei se tudo isso é de verdade
Só nos falamos quando você quer
Enquanto isso, morro de saudade

Preciso te olhar nos olhos

E sem chorar, dizer adeus
Mas quando você chega perto
Meus olhos e palavras
Não são mais meus

Preciso dizer que preciso

Sentir verdade no que você diz e faz
Ou me leve a sério
Ou vá embora
E não volte mais

Frase do dia - 21/07/2012

“Abra os olhos e siga em frente, nada é para sempre.”

2º Livro do Mês - Julho

Olá a todos! 
Ando um pouco sumida do blog, é verdade, mas tudo por uma boa causa, no caso profissional.
Mas a leitura não pára nunca e já no meio das férias escolares estou encarado o 2º livro do Mês que por sinal também é o 2º Livro da Trilogia As Fronteiras do Universo - A faca sutil de Philip Pullman.

O primeiro livro - A Bússula de Ouro é empolgante e de uma leitura dinâmica que eu recomendo, não só para as crianças que gostam de uma boa aventura como para os adultos também. Não vi o filme, se der verei hoje na TV a cabo mas dificilmente supera o livro - como sempre.

 

Segue um pequeno resumo da estória:

"Will tem apenas 12 anos e tudo começa quando, depois de matar um homem, ele parte para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai. Num passe de mágica, atravessa o ar e penetra num mundo onde conhece uma estranha garota, Lyra, que, como ele, também tem uma missão a cumprir. Em Cittàgazze, onde os dois se encontram, as ruas são habitadas por espectros letais, devoradores de almas e outras criaturas aterradoras que disputam com todas as forças um poderoso talismã, capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros universos - a faca sutil."

Vamos a leitura?

domingo, 15 de julho de 2012

Capítulo 5 - Duas vidas numa mesma estória


Respirou fundo então continuou.
 
- Eles saíram as pressas da cidade. Sem dar paradeiro. Depois de muito custo descobri que eles tinham vindo pro Rio. Eu juntei todas as minhas economias, eu estava juntando pra me casar com Virgínia. E peguei minha malinha de roupas e vim para o Rio de Janeiro. Sem conhecer nada nem ninguém, mas decidido a ficar com Virgínia e com o nosso filho. Nada nem ninguém iria nos afastar.
Sua voz agora era grave e imponente, seu sentimento de raiva era evidente em suas palavras.
- Mas ... você a encontrou?
Eu estava cada vez mais envolvida com esse relato, mal sabia a importância e o impacto que essa estória iria causar em minha vida.
- Sim, aquela prima que lhe falei, a Suzana, me deu o endereço de onde eles estavam, era uma casa no Alto da Boa Vista.


- Foi um problema e uma confusão enorme. Dr. Raul chamou até a polícia. Não me deixaram vê-la. A Virginia ficou nervosa e começou a entrar em trabalho de parto. Ela tava de 7 meses. Foi levada às pressas pra maternidade aí começou o meu pior pesadelo.
Eu simplesmente não conseguia sequer respirar direito diante de tanta coisa pela qual ele havia passado. Ele novamente parou de falar, seu olhar voltou a entristecer, como da primeira vez em que nos vimos. Ficou longos minutos em silêncio, admirando o mar. Ele soltou um longo suspiro e então continuou.
- Eles levaram Virginia pro hospital e lá não puderam me impedir de entrar mas era uma situação difícil e delicada. Dr. Raul me fuzilava com os olhos e tentou de todas as formas me negar qualquer informação. Virginia deu a luz a um menino, mas segundo soube depois, devido a complicações no parto e por estar grávida de 7 meses a criança nasceu e morreu logo em seguida - Sua voz começou a embargar de emoção - Não cheguei nem a ver o seu rostinho.
- E Virgínia? Você conseguiu falar com ela?
- Não. Dr. Raul é um homem bastante influente e conseguiu me impedir de estar com ela. Só conseguia informações pois as enfermeiras ficaram com pena de mim naquela situação desesperadora. Mas a pior notícia não foi à morte do nosso filho.
- Não? O que aconteceu?
Mais um longo suspiro.
- Dois dias depois de ficar completamente sem notícias de Virginia, um rapaz, a mando do Dr. Raul, se aproximou de mim na recepção do hospital, pois ele simplesmente havia proibido meu acesso ao andar em que Virgínia estava internada. Esse rapaz me trouxe a terrível notícia. Virgínia viera a falecer. Segundo esse mesmo rapaz ela tinha entrado em depressão por conta da perda do bebê e morreu de tristeza.
Seus olhos agora estavam cheios de lágrimas que corriam como rios caudalosos pela sua face. Sua voz se calou e um imenso e incomodo silêncio se instalou entre nós.

Frase do dia - 15/07/12

"Quem vive olhando para o retrovisor, preso no passado, acaba por atropelar as novas possibilidades."

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Desabafo ou uma simples constatação?

Cansei!
De falsas promessas
De meias verdades
De um sorriso que sei não ser sincero

Cansei!
De ser quem eu realmente não sou
De viver algo que eu não acredito
De agir como se tudo estivesse bom, quando não está

Cansei!
De ser alegre quando estou triste
De sorrir quando a única coisa que eu quero é chorar
De aceitar coisas que eu nunca aceitei

Cansei!
De não ser eu mesma só pra agradar
De agradar só pra ver os outros felizes, principalmente quando o que eles querem é só pra si.
Um sentimento egoísta? Ou uma verdade sensata?

Cansei de não ser eu mesma.

Simplesmente ... 
Cansei.

domingo, 8 de julho de 2012

4º Capítulo - Duas vidas numa mesma Estória


O dia seguinte transcorreu na mesma luta diária, em busca de um emprego. Para mim, as horas se arrastaram, não me dava conta por estar ansiosa pela chegada do fim do dia e saber mais detalhes daquela história ... da Minha História.
No final do dia voltei para Copacabana e ao invés de ir pra casa fui para a praia, para o mesmo banco no calçadão, ouvir mais um pouco da história daquele homem. Ao longe já o avistei, sentado, esfregando uma mão na outra. Ele também estava ansioso para me reencontrar. Antes de atravessar a rua liguei para casa.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMybdwkH-PfWFWS2gUdHIxCUwqdqtqhfzVF_fi8KnviqK6OFmrkN98jRW5oCaX4AdN6bHwUQUAVxZSVX9_sg1fUAm1T1UB1cGeVY8bdeXL_9kUeZ17MAmb4A.jpg

- Mãe! Ó, já tô em Copa mas encontrei uma amiga e nós estamos conversando um pouco tá! Devo demorar pra ir pra casa.
Não queria ser interrompida dessa vez. Assim que me avistou o homem sorriu e acenou para mim. Acenei de volta. Quando cheguei mais perto ele se levantou me cumprimentando. Nos acomodamos e depois daquela conversa cordial de praxe ele voltou a contar a sua, A MINHA estória.
- Onde foi mesmo que eu parei?
- A Virgínia tinha lhe dado a notícia da gravidez.
Virgínia! Nossa! Só aí me dei conta do quanto já estava envolvida e familiarizada nesse assunto.
- Isso! Foi isso mesmo. Então ... não tínhamos planejado esse filho mais para mim foi a mais fantástica das notícias que tive em toda a minha vida. Eu iria ser pai. Mas não foi isso que aconteceu ...
- Ela perdeu a criança? Interrompi.
- Perdemos – respondeu com tristeza – A família dela era muito severa. Preconceituosa, para ser sincero contigo. Eles não aceitaram nosso namoro desde o início. Justamente por conta do poder aquisitivo da minha família. Seu pai, Dr. Raul, não aceitava de forma alguma a sua princesinha se envolver com um rapaz da roça, como ele mesmo esbravejou diversas vezes. Por isso a preocupação de Virgínia quando soube da gravidez. Se ele sequer conseguia aceitar o nosso namoro ... A notícia da gravidez teve que ser escondida sob qualquer hipótese, pois, temíamos a reação do Dr. Raul.
- Mas como vocês fizeram? Perguntei curiosa.
- Virgínia foi uma guerreira pois ela passava muito mal com os enjôos matinais, sabe. E começou a usar vestidos. Naquela época, a moda até nos favoreceu pois as roupas não eram coladas no corpo como hoje em dia. Conseguimos esconder a gravidez dela até o sexto mês.
- Nossa! Conseguiram bastante então.
- Sim, mas mesmo assim não foi o suficiente.
- Não?
- Um dia, a mãe da Virginia, D. Silvia, entrou no banheiro na hora que Virginia tomava banho e não teve como esconder. Foi um escândalo. Eles imediatamente a proibiram de sair de casa e logo deram um jeito de despacha-la em uma viagem sem dizer o destino. Eu mesmo, só soube de tudo isso depois de quase 3 semanas e graças a uma prima dela, que nos ajudava a nos encontrarmos.
- Nossa!
Ele parou de falar, olhava para o mar, admirando o movimento das ondas e ao mesmo tempo seu olhar era perdido como quem volta a viver tudo aquilo novamente.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OQAAAM2mmPGcYcQFWpNAI7ZdLzcQ1eRl2uw_DwHRDHLCBod2AYlOe6Ft_3XKQRJR1sI0LeI1n-H_dVVwE-Kuk_EUQSMAm1T1ULcAxTSNlY8jc-1H-kRafuyu6OWd.jpg 

Respirou fundo então continuou ...


Frase do dia - 08/07/12

"O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento." 
Buda

terça-feira, 3 de julho de 2012

Frase do dia - 03/07/12

"Não importa se você tem estilo, reputação ou dinheiro. Se não tiver um bom coração, você não vai valer nada."

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Frase do dia - 02/07/12

"Meu futuro pelo menos pra mim é um ponto de interrogação, não gosto de criar falsas esperanças, o que tiver de acontecer, vai acontecer."

domingo, 1 de julho de 2012

3º capítulo - Duas Vidas numa mesma Estória


Resolvi não responder, aliás, não falar nada. Quem sabe com o meu silêncio ele não se mancava e me deixasse em paz? Mas não foi o que aconteceu ... então ele continuou.
- Me chamo Osvaldo, não sou daqui do Rio, sou mineiro mas atualmente moro em Salvador. E essa ... – ele abre a carteira e retira um retrato antigo - ... essa era Virgínia.
Diz mostrando a foto.
Peguei a foto de sua mão e levei o maior susto da minha vida. Era EU naquela foto. Com roupas psicodélicas e de um gosto que eu chamaria de duvidoso mas que com certeza seria a última moda na década de 70.

 


Ele prosseguiu, uma voz baixa e calma. Bem diferente do nosso primeiro encontro. Resolvi escutar a sua história. A MINHA HISTÓRIA.
- Fomos namorados por quase 2 anos. A conheci quando ela tinha apenas 14 anos e eu ... eu era só um rapaz do interior de Minas Gerais, com 17 anos, cheio de sonhos e sem maldades no coração. Virginia era uma moça linda! A mais linda que eu já vi na minha vida. Não foi difícil me apaixonar por ela. Esse aqui, ao seu lado esquerdo, sorrindo, sou eu.
Ele então aponta para um rapaz que estava ao MEU LADO na foto, digo, ao lado da moça que era idêntica a mim. O sorriso era farto. Mostrava claramente o quanto ele era feliz. EU, quero dizer, Ela, também sorria, também feliz.
- Então um dia ... um belo dia como hoje – disse admirando o céu azul sem nuvens - ... Virginia me procurou muito nervosa e assustada. Ela me deu a mais incrível notícia. Virginia estava grávida. Um filho! ... Tá, não tínhamos planejado mas ... – suspirou – ... um filho é sempre uma benção. Era a materialização em forma de gente de um sentimento forte, profundo. Como o nosso amor. Relembrou saudosista.
De repente, meu celular toca. Levo um susto pois estava concentrada em sua estória. A noite já tinha caído e nem tinha me dado conta da hora. Ele volta a tocar mas eu ainda estava atenta ao que aquele homem me falava.
- Não vai atender?
- Hã!
- O seu celular.
- Ah! Desculpa. Alô! Ah! Oi mãe ... não, tô em copa já ... não, não, já tô indo. Beijos.
Ele me sorri, um sorriso tímido.
- Desculpa, era a minha mãe. Tenho que ir. Ela tá me esperando.
Falei um pouco sem jeito.
- Sem problemas. Vá sim, não se deve deixar os pais esperando. Eles ficam preocupados. Aconselhou-me.
- Tchau. Outra hora continuamos?
Perguntei sem graça mas admito, quis saber mais sobre a história daquele homem cujo olhar triste e perdido tanto me impressionou.
Ele sorriu abertamente, feliz com o meu interesse na sua história.
- Sim, sim. Ainda estarei na cidade por mais alguns dias. Nos vemos amanhã, aqui. Pode ser? Perguntou ansioso.
- Mais ou menos nesse horário?
Perguntei sem acreditar em mim mesma por estar perguntando isso.
- Combinado!
Nos despedimos e segui pra casa, ansiosa para chegar o dia seguinte.

Frase do dia - 01/07/12

"Dá-me um beijo e depois mais vinte;
Em seguida soma mais cem a esses vinte;
E mil a esses cem: assim continua a me beijar;
Até esses mil a um milhão chegar;
Triplica esse milhão, e estando terminado.
Voltemos a nos beijar, como haviamos começado."

Robert Herrick

Livro do Mês - Julho

Um mês de Junho muito expressivo em materia de leitura, fora os textos profissionais consegui "devorar" três livros maravilhosos que super indico a todos: Angelologia e a saga do Tigre: A Maldição do Tigre e O Resgate do Tigre. Aguardando ansiosa a continuação desta.
Começa então a 2a metade do ano, e para mim a mais rápida de se passar, já já é Ano Novo vocês vão ver.
E com um nomo mês um novo livro a se indicado:

A Bússula de Ouro - Philip Pullmann


Sim caro leitor, do mesmo filme, aliás o filme foi inspirado no livro viu! 
Trata-se de uma aventura de fantasia onde as pessoas possuem "daemon", seus bichinhos de estimação. O que na verdade nada mais é que uma manifestação de sua própria alma em forma animal.
Vamos embarcar nesta aventura?